Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DESCOISIFICANDO O SER HUMANO ATRAVÉS DA DESMATERIALIZAÇÃO DO CASAMENO


Sou casado desde os 20 anos de idade, hoje tenho 26, e sou muito feliz. É incrível como o casamento se tornou uma relação que, segundo a sociedade, nasceu para morrer, mas morrer

Diga-me, qual novela que não há traição, casamento por interesse, desunião por dinheiro, etc. Eu costumo dizer pra minha esposa que temos uma fossa que jorra tudo quanto é cocô em nossa sala (Televisão).

Como já disse em um post anterior a esse, os nossos próprios pais nos passam uma idéia errônea do que é verdadeiramente o casamento ao dizer "deixem para casar só quando tiver uma casa para morar e um carrinho para andar".

Psicologicamente, a consequência é que as pessoas solteiras com o pensamento patrimonialista de casamento, passam a buscar não uma pessoa, um amor, um ser responsável, estudioso, trabalhador, mas procuram uma pessoa que tenha uma boa renda e possa garantir-lhe uma segurança financeira nesse casório, pq, afinal de contas, "quando o dinheiro acaba, o amor pula a janela".


Outro dia, em uma aula de Direito de Família, ao lecionar sobre a constituição do casamento, nosso professor usou Maria e João (amigos de sala com nomes fictícios) como exêmplo de um matrimônio. O professor falou: "Maria, digamos que vc vai casar com o João." Ela, de brincadeira, olhou imediatamente para João e disse: "Você tem uma boa herança?" Ele respondeu que sim, e ela disse: "Então eu caso!" Todos sabemos que foi uma brincadeira, mas o que eu percebi é que foi tão automático, que creio que seja difícil de Maria não ter isso como verdade para sua vida.
O bacana disso é que, materialmente, o sonho do brasileiro passa a ser um apêzinho ou uma casinha própria financiada em 360 meses de R$ 500,00 pela caixa e um fiat uno novo parcelado em 60x de R$ 990,00. A consequência disso é um financiamento sem fim; fecha-se as portas de possibilidades de buscar melhores condições de emprego em outras cidades e tudo isso faz com que o casamento, que não foi contraído para unir dois amores, mas duas contas, já tenha grande possibilidade de ir pro beleléu.

Costumo dizer que pra casar e manter-se casado o homem tem que ser muito macho. Pq amor, é uma escolha, não um sentimento. E quando você faz a escolha de amar alguém, vc se anula e a outra pessoa também. Lembro que eu tinha muitos pensamentos e planos quando era solteiro. Hoje são planos totalmente diferentes. Cada conquista nossa juntos é tão emocionante, é tão gostoso superar as dificuldades no dia a dia.

Falando sobre amor, Renato Russo pensava e pregava, inclusive fui doutrinado por ele tb em minha adolescência:

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
Note-se que Renato fala de um sentimento, pq é irracional, nós não escolhemos senti-lo. E ele ainda explica nessas estrofes, que é inexplicável e totalmente fora de controle. Pois eu hoje penso totalmente contrário, pois se o amor fosse um sentimento que vai e volta com o tempo e com as estações lunares, nós não poderíamos prometer amar alguém pelo resto de nossas vidas, pq não temos controle sobre nossos sentimentos.

O que Renato Russo descrevera foi, no máximo, a paixão. Essa sim, é irracional, ardente e não tem hora para acabar nem para começar. No momento em que as pessoas substituem o amor pela paixão, ao se casarem movidas por esse sentimento, no momento em que ele acaba, elas acham que acabou o casamento.

O amor é uma escolha diária. Cada um deve anular-se na medida do possível para adaptar-se na vida a dois. É uma delícia está no trabalho ou na faculdade e saber que tem alguem em casa esperando por vocÊ. Aguém que te entende e que se não concorda, não gera atrito, mas respeita. É muito bom tb, qndo há consenso no planejamento da vida. O amor é uma escolha de macho, pq no momento que vc estiver propício a cair em tentação vc deve honrar a sua palavra, pq vc escolheu amar a sua esposa e não as outras.

Depois que me casei passei a entender o que é matar um leão por dia. E pode ter certeza, não estou falando de dificuldade, mas de fortalecimento. Cada dia vc mata um leão maior e cada leão morto é uma recompensa de força que se adquire.

Coríntios 13. 4-7 diz:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


Por fim, ressalte-se que é importante sim que o casamento possa construir bens materiais e que quem casa, realmente quer casa! Mas, o que eu quero dizer é que todos os nossos bens materiais devem ser construídos sobre uma base sólida, para que não desmoronem com as tempestades da vida. E essa base, será o amor. O amor deve andar de mãos dadas com o trabalho e a dedicação, na persecução de um casamento financeiramente e espirituamente estável e rico. Se uma dessas três coisas, soltarem as mãos, não há como conseguir o que tanto se busca (qualidade de vida e relacionamento estável/saudável).


Que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário