Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO FUNCIONA O MERCADO DE CONSUMO??? MUITO INTERESSANTE.

Tirei esse post de um artigo publicado no dinheirama em que a psicóloga Marina Paula, decidiu passar um ano sem comprar nada que fosse supérfulo.

Ela estudou a política de consumo e verificou algo muito interessante. O comércio e a indústria trabalham com os conceitos da obsolescência programada e obsolescência percebida.
Segundo os estudos da doutora Marina:


"A obsolescência programada consiste tanto em criar um produto que logo se tornará obsoleto, pois suas funcionalidades rapidamente serão consideradas ultrapassadas, quanto em criar produtos projetados para durar pouco tempo. Podemos observar essa prática de forma muito clara nas áreas de eletrônicos e informática:

  • O celular que em um ano é considerado “top de linha” se torna, no ano seguinte, ultrapassado em função do lançamento de uma “versão mais moderna”, com mais funcionalidades que a original.
  • Outro exemplo é a máquina fotográfica maravilhosa (e cara) que foi adquirida há um ano e que estraga logo após o período de garantia. O conserto é tão caro que vale mais à pena comprar uma nova.

Já a obsolescência percebida, consiste basicamente em criar um produto para que logo ele se torne obsoleto do ponto de vista do estilo ou do design. É uma estratégia mais sutil, porém extremamente eficaz, pois aposta em gerar sentimentos de inferioridade nas pessoas como forma de incentivá-las a consumir. Uma espécie de inclusão social pelo consumo."

Nota-se, no belo artigo que criou-se um monstro propositalmente, que atinge justamente o ego do ser humano, tão fraco e tão facilmente manipulável, a fim de fazê-lo comprar coisas que não precisa, com dinheiro que não possuem, para mostrar algo para quem não se conhece!! Leiam o artigo completo pois vale a pena. E esse monstro, infelizmente, é o próprio homem, pois é ele quem quer e é ele que pensa que só é feliz quem tem, impondo tal pensamento à sociedade e, consequentemente fazendo-a optar por consumir, mesmo sem poder!!!


Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário